Proativa nas Redes Sociais
         
 
 
Discurso de Rei
 

     Mesmo que voce nao seja um palestrante profissional, é preciso estar preparado para soltar a voz em apresentaçoes corporativas

     Na carreira, existem algumas habilidades que o profissional precisa ter, ainda que pareçam pouco úteis no dia a dia. Dominar o idioma ingles é uma delas. Falar em público é outra. Muita gente está tao acostumada as apresentaçoes que as encara com naturalidade.

     O problema é para quem nao fala com tanta frequencia, mas tem de estar preparado para aparecer bem quando for convocado.

     Essa é uma missao que assusta muita gente, pois quem faz apresentaçoes está em evidencia e, por isso, está sendo julgado e avaliado pelas outras pessoas. Falar bem exige conteúdo, experiencia, habilidade de contar histórias e até mesmo uma boa dose de espetáculo para encantar a plateia. A seguir, especialistas e executivos acostumados a falar em público dao orientaçoes para quem precisa soltar a voz.

Antes

  • Preparar-se com antecedencia, estudar bastante o assunto e conhecer o público, para nao dar informaçoes muito avançadas ou muito simplórias, ajudam a diminuir a ansiedade.
  • Monte, entao, uma preparaçao esquematizada, com começo, meio e fim, calculando quanto tempo terá de fala e, se necessário, separe recursos visuais, como vídeos ou infográficos. Treinar em casa também ajuda.
  • Outra dica é conhecer o local da apresentaçao, quando possível, e certificar-se de que os aparelhos eletrônicos estao em ordem.

Durante

  • No início de uma apresentaçao, a descarga de adrenalina provoca nervosismo. Por isso, é preciso relaxar e metabolizar o excesso de hormônio. Para se acalmar, ajeite sem pressa as folhas de anotaçoes, acerte a posiçao do microfone e comece a falar mais devagar, com o volume de voz reduzido, para nao demonstrar sua instabilidade.
  • Quando estamos nervosos, a voz sai tremula e entrecortada. Isso ocorre porque desequilibramos a respiraçao, inspirando e expirando em intervalos curtos, o que passa uma aparencia afobada.
  • Depois de restabelecer a confiança, lembrese de falar com energia, disposiçao, entusiasmo e emoçao.
  • Nao faça piadas se nao tiver habilidade para isso, o humor é uma faca de dois gumes, pois uma piada no começo de uma apresentaçao pode soar engraçada, mas também pode despertar preconceito nos ouvintes, o que prejudicará toda a exposiçao.

Depois

  • Quando estiver próximo do fim da apresentaçao, revele ao público que está prestes a concluí-la.
  • Utilize as expressoes "e, para encerrar", "chegou a hora de encerrar" ou "chega o momento de concluir". Ao término da palestra, nao se esqueça de atender quem deseja tirar dúvidas pessoalmente.
  • Nao é legal acabar a apresentaçao e sair correndo. Mais tarde, ao chegar em casa, se julgar necessário, anote os pontos principais da apresentaçao e aproveite o exemplo para falar ainda melhor da próxima vez.
Fonte: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/
 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)


AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem

 
 
 
 
 
 

Proporcione experiências que tenham impacto positivo em sua organização.

 
 
 
 
 
 

LEI

» Lei PNE nº8.213/1991

» Lei Federal nº10.097/2000

» Lei 10.607 Feriados Nacionais

» Lei - Estágio nº11.788, de 25/09/2008

PORTARIA

» Portaria nº723 MTE de 23/04/12

» Portaria nº616 MTE

» Portaria nº615 de 13/12/07

 

 
 
 

 

   
  Av. Almirante Barroso, n°3.591 - Bairro Souza - Belém/PA - Brasil
  Fones: Unidade Belém/PA: (91) 3231-6925 / 3231-6935 - Unidade Paragominas/PA: (91) 3729-3359
  Copyright © 2008 - 2017 - Associação Proativa do Pará - APPA
  Todos os direitos reservados.